terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Radiojornalismo 1 - aula do dia 26fev

O relato de aula de ontem foi feito pelo acadêmico Guilherme Fernandes. Confira abaixo:

A aula começou com certo atraso, por conta das apostilas, que os alunos, ao contrário do que havia pedido o professor Rafael Matos, não providenciaram com antecedência. Porém, apesar da perda de tempo inicial, o encontro foi bastante proveitoso. Vamos a ele.
A principio, foi feita a leitura individual do texto As características do rádio como meio de comunicação, e, em seguida, o professor retomou cada tema abordado, acrescentando exemplos e, ao mesmo tempo, promovendo uma espécie de debate com os alunos.
Os itens estavam dispostos de modo a fazer com que os estudantes pudessem enxergar o rádio através de uma outra ótica, atentando para a simplicidade da produção, a abrangência, os custos baixos e a linguagem peculiar, que dispensa as imagens e que desperta no ouvinte a imaginação.
Depois de aprofundados os temas, os alunos foram indagados com relação às suas pretensões na área do radiojornalismo, levando-se em conta a influência do texto trabalhado no que diz respeito à motivação.
A apostila da aula de hoje, assim como o livro Jornalismo de Rádio, cujos trabalhos têm início na próxima segunda-feira, estão disponíveis no xerox, pasta 23.

Radiojornalismo 2 - aula do dia 22fev

Nesta aula, o responsável pelo relatório foi o acadêmico Victor Lapolli, mas a Bruna Borges também resolveu exercitar e mandou um relato, por isso publico os dois. O primeiro é o do Victor e o segundo é o da Bruna.

Victor:

No início da aula voltamos ao costume de ler o livro “Jornalismo de Rádio” de Milton Jung e fazer um texto para entregar. O professor fez um comentário sobre as críticas no jornalismo, destacando: “Não se faz jornalismo sem receber críticas”. Foi falado ainda sobre a publicidade no rádio, principalmente como funciona financeiramente.
A maior parte da aula foi em cima do texto: “Programação radiofônica” de Ferraretto que está no xerox. O texto já tinha sido usado no semestre passado. Após uma recapitulação dos tipos de noticiários, o resto do texto foi explicado. Desde 3.2.2. Programa de entrevista até 3.4.7. Música-Esporte-Notícia.

Bruna:

Iniciamos a segunda aula fazendo um resumo/comentário do livro Jornalismo de Rádio, de Milton Jung. Em seguida, o professor Rafael explica sobre a questão da crítica no jornalismo. É impossível não haver crítica no jornalismo, porém, junto à crítica, é necessário apresentar alguma sugestão, agindo com ética, procurando mostrar os dois lados da versão de um fato.
Logo após foi retomada a explicação do texto Programação Radiofônica, disponível no xerox.
Primeiramente foi falado sobre o noticiário, que subdivide-se em:
- Síntese Noticiosa - Duração de aproximadamente 5 a 10 min, com apenas um locutor.
- Rádiojornal - Tendo uma duração maior e com mais locutores, para não tornar o jornal cansativo para o ouvinte.
- Edição extra - Interrupção da programação normal para a informação de um fato muito importante.
- Toque informativo - Normalmente é feito por emissoras com programação musical. Esta é interrompida, para alguns minutos de informação.
- Informativo especializado - Tanto na forma de síntese noticiosa, quanto de um radiojornal, trata especificamente de um só assunto. Ex: noticiário esportivo.
- Programa de entrevista.
- Programa de opinião - A opinião do apresentador predomina.
- Mesa-Redonda - Painel: Cada integrante expõe sua opinião. Debate: Pessoas com pontos de vista conflitantes, confronto de opiniões.
- Documentário - Aborda determinado tema em profundidade.
- Radiorrevista ou Programa de Variedades - Mescla informação e entretenimento.
- Programa Humorístico.
- Dramatização à Passa a informação através da teatrilização do fato.
- Programa de Auditório.
- Programa musical.

Ao final da aula, o professor dividiu a turma em grupos de quatro a cinco alunos, e pediu que cada grupo criasse uma programação radiofônica de um dia, das 5h às 24h. Os alunos deveriam definir se a sua programação seria linear, em mosaico ou em fluxo.
- Linear - Seguindo uma única linha. Ex: Só programas jornalísticos, ou só musicais...
- Em mosaico - Conjunto eclético de programas, assuntos variados.
- Em fluxo - Emissão constante de informações, dividida em faixas bem definidas. Ex: Band News, Globo News.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Telejornalismo 2 - aula do dia 16fev

O relatório desta aula foi feito pela acadêmica Laura Peruchi.

Na primeira aula da disciplina, o professor entregou aos alunos presentes a ementa e explicou as atividades que serão desenvolvidas durante o semestre. Os textos utilizados nas aulas estarão disponíveis para quem quiser tirar cópia. Dia 9 de março será realizado um seminário sobre TV Digital e cada aluno deverá trazer material sobre o tema para a discussão. O primeiro telejornal irá ao ar no dia 30/3 e nesse dia os alunos devem verificar a possibilidade de estarem na Unisul desde o período matutino. As matérias serão gravadas e editadas durante esse dia e o jornal irá ao ar à noite. Para o segundo telejornal – que irá ao ar no dia 18/5 – não será adotado esse método, ou seja, os alunos terão mais tempo para gravar e editar suas matérias. Nos dias 08/6 e 22/6 serão realizados os programas livres. A turma será dividida em dois grupos que cuidarão da produção e execução do programa. As notas do semestre, portanto, serão cinco: duas reportagens, seminário, programa livre e participação. Em todas as aulas os alunos deverão trazer uma nota pelada, que pode ser retirada de um jornal, revista ou da internet. Também, em todas as aulas, um aluno ficará encarregado de fazer um resumo do que foi abordado naquele dia, como este que eu fiz.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Radiojornalismo 2 - aula do dia 15fev

O resumo da aula de ontem é da acadêmica Jussimara Moraes.

Começamos a aula falando sobre a coragem e compromisso do jornalista de informar o nome das pessoas que estamos falando em alguma matéria. Hoje, o que acontece muito, em todos os veículos é aparecer apenas as iniciais da pessoa que tenha cometido algum tipo de crime. No caso de notícias positivas, muitos veículos não informam o local de trabalho dos entrevistados para evitar propaganda. O que está previsto em Lei é não divulgar o nome de menores envolvidos em delitos.
Outro tema abordado na foi a respeito da emissora de TV Globo, que quando não tem os direitos de transmissão para determinado evento esportivo, também não realiza cobertura jornalística. E isso nos fez pensar e questionar que jornalismo é esse? Quer dizer que só é notícia se tem os direitos de transmissão? Isso foge um pouco da idéia e da linha que segue o jornalismo, que é a de passar informação.
Além de discutirmos esses assuntos, falamos sobre algumas avaliações que irão acontecer no decorrer do semestre. Pessoal, a leitura do livro Jornalismo de Rádio, de JUNG, continua e já inicia na próxima aula.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Radiojornalismo 1 - aula do dia 12fev

Foi dada a largada! Começamos as aulas ontem num ritmo muito bom, pelo menos foi o que eu achei. Logo após cada encontro, um acadêmicos fará um resumo sobre como foi o dia para postarmos por aqui. O relato da aula de ontem ficou por conta da Záfia Pottmaier. Segue abaixo:

Na aula do dia 12/2, o professor Rafael falou o que os alunos aprenderão na disciplina de Radiojornalismo 1 neste semestre, e entregou o plano de ensino. Ele comentou que esta área do jornalismo expandiu muito nos últimos anos, devido aos avanços tecnológicos, e por isto não está mais limitada ao aparelho de rádio como no passado.
O professor também avisou que no início de cada aula os estudantes lerão uma parte do livro "Jornalismo de rádio", e logo após entregarão um resumo/comentário sobre o que leram.
Após o intervalo, os alunos foram encaminhados os alunos até o laboratório de rádio para fazer um exercício.

Nota do professor: cuidem-se no Carnaval e não esqueçam do texto para próxima aula. Já está no xerox.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Tudo aqui

Atenção futuros companheiros jornalistas. A partir de agora recados, trabalhos e outros assuntos referentes as aulas vão estar aqui. Não adianta dizer que não sabia ou que ninguém te contou sobre aquela aula que você perdeu!