Nesta aula, o responsável pelo relatório foi o acadêmico Victor Lapolli, mas a Bruna Borges também resolveu exercitar e mandou um relato, por isso publico os dois. O primeiro é o do Victor e o segundo é o da Bruna.
Victor:
No início da aula voltamos ao costume de ler o livro “Jornalismo de Rádio” de Milton Jung e fazer um texto para entregar. O professor fez um comentário sobre as críticas no jornalismo, destacando: “Não se faz jornalismo sem receber críticas”. Foi falado ainda sobre a publicidade no rádio, principalmente como funciona financeiramente.
A maior parte da aula foi em cima do texto: “Programação radiofônica” de Ferraretto que está no xerox. O texto já tinha sido usado no semestre passado. Após uma recapitulação dos tipos de noticiários, o resto do texto foi explicado. Desde 3.2.2. Programa de entrevista até 3.4.7. Música-Esporte-Notícia.
Bruna:
Iniciamos a segunda aula fazendo um resumo/comentário do livro Jornalismo de Rádio, de Milton Jung. Em seguida, o professor Rafael explica sobre a questão da crítica no jornalismo. É impossível não haver crítica no jornalismo, porém, junto à crítica, é necessário apresentar alguma sugestão, agindo com ética, procurando mostrar os dois lados da versão de um fato.
Logo após foi retomada a explicação do texto Programação Radiofônica, disponível no xerox.
Primeiramente foi falado sobre o noticiário, que subdivide-se em:
- Síntese Noticiosa - Duração de aproximadamente 5 a 10 min, com apenas um locutor.
- Rádiojornal - Tendo uma duração maior e com mais locutores, para não tornar o jornal cansativo para o ouvinte.
- Edição extra - Interrupção da programação normal para a informação de um fato muito importante.
- Toque informativo - Normalmente é feito por emissoras com programação musical. Esta é interrompida, para alguns minutos de informação.
- Informativo especializado - Tanto na forma de síntese noticiosa, quanto de um radiojornal, trata especificamente de um só assunto. Ex: noticiário esportivo.
- Programa de entrevista.
- Programa de opinião - A opinião do apresentador predomina.
- Mesa-Redonda - Painel: Cada integrante expõe sua opinião. Debate: Pessoas com pontos de vista conflitantes, confronto de opiniões.
- Documentário - Aborda determinado tema em profundidade.
- Radiorrevista ou Programa de Variedades - Mescla informação e entretenimento.
- Programa Humorístico.
- Dramatização à Passa a informação através da teatrilização do fato.
- Programa de Auditório.
- Programa musical.
Ao final da aula, o professor dividiu a turma em grupos de quatro a cinco alunos, e pediu que cada grupo criasse uma programação radiofônica de um dia, das 5h às 24h. Os alunos deveriam definir se a sua programação seria linear, em mosaico ou em fluxo.
- Linear - Seguindo uma única linha. Ex: Só programas jornalísticos, ou só musicais...
- Em mosaico - Conjunto eclético de programas, assuntos variados.
- Em fluxo - Emissão constante de informações, dividida em faixas bem definidas. Ex: Band News, Globo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário