O resumo da aula de ontem é da acadêmica Jussimara Moraes.
Começamos a aula falando sobre a coragem e compromisso do jornalista de informar o nome das pessoas que estamos falando em alguma matéria. Hoje, o que acontece muito, em todos os veículos é aparecer apenas as iniciais da pessoa que tenha cometido algum tipo de crime. No caso de notícias positivas, muitos veículos não informam o local de trabalho dos entrevistados para evitar propaganda. O que está previsto em Lei é não divulgar o nome de menores envolvidos em delitos.
Outro tema abordado na foi a respeito da emissora de TV Globo, que quando não tem os direitos de transmissão para determinado evento esportivo, também não realiza cobertura jornalística. E isso nos fez pensar e questionar que jornalismo é esse? Quer dizer que só é notícia se tem os direitos de transmissão? Isso foge um pouco da idéia e da linha que segue o jornalismo, que é a de passar informação.
Além de discutirmos esses assuntos, falamos sobre algumas avaliações que irão acontecer no decorrer do semestre. Pessoal, a leitura do livro Jornalismo de Rádio, de JUNG, continua e já inicia na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário