quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A bomba do HH no JN

Leitor Marcelo Bongiolo questiona por e-mail:

"Como fazer jornalismo?!

Rafael,
Na matéria veiculada no Jornal Nacional do dia 25/02, foram ao ar os acontecimentos do jogo Criciúma X Avai. Matéria normal se não fossem as inversões da cronologia dos fatos!!! Quem viu a matéria, dedus que a bomba ocorreu em decorrência da briga entre torcidas... o que convenhamos?! foi bem pelo contrário... a partida decorria com a maior tranquilidade entre as torcidas...
Agora pergunto: isso foi um erro de edição?! Houve alguma premeditação para desvirtuar os fatos?! É normal acontecer a alteração da sequência dos fatos em uma matéria neste teor?!

Como li pronunciamentos de leitores no site clickrbs, culpando a polícia por não ter controlado a briga entre torcidas, o que resultou no incidente com a bomba... protesto aqui a minha indignação por este "erro" de matéria.
Abraços"

e eu respondo aqui no Blog:

É comum nas reportagens ser alterada a ordem cronológica dos fatos. Mas isso não deve ocorrer quando o contexto da história for alterado.

Vc tem toda a razão. A confusão só começou depois que a bomba estourou e a torcida do Criciúma, revoltada, partiu pra cima da torcida do Avaí, dentro do estádio.

Nessa história toda, eu também acho que caberia explicar em que momento a bomba foi jogada. Para mim, que não fui ao estádio, isso não está claro. Da mesma forma, acho que a reportagem veiculada não explica que a polícia isolou (ou protegeu) os torcedores do Avaí, e para isso agiu de forma enérgica contra a torcida do Criciúma. Eu não vi imagens da torcida do Avaí acuada e isolada pela polícia. Só vi, até agora, imagens da torcida do Criciúma tentando atacar os avaianos e sendo repreendida pela PM.

Como disse no meu artigo, o jornalismo esportivo não pode esquecer esta história e deve cobrar até o fim por medidas enérgicas. Dois suspeitos já estão presos. Falta saber se realmente eles são os culpados. Da responsabilidade policial ainda não foi nada decidido. Eu espero que seja.

Leia mais sobre o tema em Portal Engeplus

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa observação do leitor. Aliás, tbém vi a reportagem e fiquei com a mesma impressão. E neste caso, o sentido muda completamente. Enviei e-mail para a RBS fazendo a mesma observação do leitor. Não recebei nenhum tipo de manifestação de volta, e acho que não vai ocorrer. Além desta a que ele se refere, outra reportagem, também da RBS,cometeu outro erro, talvez pior. A repórter deu a entender que na briga a torcida do criciuma recuou e o aposentado Ivo, distraído, ficou sentado e atingido pela bomba. Lamentável né! Um simples telefonema pra qualquer um que estava no campo teria evitado os dois erros.
A própósito: Tu está a cara de um personagem dos Simpsons nesse desenho ai em cima!!!!

gde Abraço
Arilson - Criciúma

Rafael Matos disse...

a idéia é esta mesmo Arilson.

Eu fui simpsionizado!

Anônimo disse...

Boa... foi algo tipo ser abduzido pelo Homer??? Ficou a cara do secretário do C.M. Burns!
abs

Arilson