quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estudante e o trabalho

Enquête feita neste blog perguntou: Qual deve ser o salário de um estudante de jornalismo que trabalha como jornalista?

Nove pessoas (50% do total) acham justo que ele recebe menos que o piso da categoria, que em Santa Catarina é de R$ 1.050,00. Cinco (27%) votaram que ele deve receber o mesmo que um profissional e quatro (22%) acham que ele ainda não deve estar ali.

Com imagine que este blog seja frequentado mais por estudantes do que por profissionais, achei interessante o resultado da opção mais votada.

Esta discussão sempre está presente nos cursos de jornalismo, mas na forma do estágio. Estudantes geralmente são a favor e profissionais geralmente são contra.

A minha opinião está entre os quatro votos (22%), ou seja, estudante não deve fazer o trabalho de jornalista, mas quando o faz, também acho que deve receber como um profissional. Imagine uma redação de jornal cheia de estudantes, como todos recebendo menos que o piso? Como vamos brigar por mais vagas no mercado de trabalho?

Mas esta é a minha opinião. Gostaria que outras pessoas justificassem seus votos para alimentarmos a discussão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois agora... é uma situação complicada, né. Não vejo problema alunos dos últimos semestres já estarem trabalhando. Até pq é essencial isso. Acredito que, não apenas alunos, mas não-formados, devem receber menos que o piso. E outra: a carga horária de quem ainda estuda tbm deve ser diferente. Se trabalha em um jornal, não pode, de maneira alguma, se atolar de trabalho. É um problema... infelizmente algumas coisas não acontecem de maneira certa.

Rafael Matos disse...

muito bom, pois já tocou em outro ponto.

Se vai trabalhar menos, pq é estudante, aí sim tem que ganhar menos.

Mas se vai trabalhar o mesmo que um profissional, fazendo o mesmo que um profissional, não vejo motivos para ganhar menos